terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vinil é amor




Quem participa do nosso blog com o post de hoje é Paulo Beto, o anvil FX.



Em agosto de 1978 ganhei meu primeiro LP, era presente de aniversário.
Eu mesmo fui as lojas tentar encontrar o disco Radioactivity do Kraftwerk, mas acabei encontrando só o Autobahn.
Nessa busca, acabei tendo contato com vários outros discos que me pareceram muito sedutores, mas a grana que eu tinha só dava pra comprar um.
Ao levar pra casa, percebi que eu teria que ter um certo cuidado com o objeto.
Não amassar a capa, e me disseram que o sol muito forte poderia estragar.
Ao chegar, o disco foi guardado ainda embalado, para que eu pudesse abrir o presente na hora certa na festa do meu aniversário de 12 anos.
Nesse mesmo ano eu ganhei outro presente muito bacana, um Cinemin, que era nada mais que um projetor de slides com temas da Disney. Foi criado especialmente pra projetar tiras de historinhas envolvendo Mickey, Pateta e etc...
Durante a festa, a curtição foi brincar de sessão de cinema no escuro ouvindo o LP do Kraftwerk na vitrola.
Como eu era um menino fuçador, comecei a interferir na rotação do disco descobrindo assim mais uma brincadeira.
Nessa, descobri que a musica Kometenmelodie parte 1 era a mesma de Kometenmelodie parte 2 com a rotação desacelerada.
Como estávamos no escuro, aqueles sons malucos e instigantes eram quase assustadores.
Para mim, hoje em dia, fica muito claro ao lembrar desses momentos de minha infância, como iniciaram várias paixões que estariam comigo até hoje:
Minha paixão pela Música Eletrônica;
Minha paixão pela relação entre música e imagem;
E minha paixão por colecionar discos, principalmente vinis.
Aos vinte anos eu tinha uma boa pilha de vinis, e só gostava de curtir sons mais sofisticados pra época, como rock progressivo e música eletrônica de artistas como Vangelis, Jean- Michel Jarré, Automat e Rick Wakeman, que tinha um LP de capa dupla que mostrava o nome dos sintetizadores indicados numa grande foto. Aquilo foi uma escola para mim.
A palavra Moog já era muito respeitada no meu repertório.
À partir daí, meu conhecimento deu uma grande reviravolta com dois acontecimentos.
Primeiro conheci o músico e compositor Paulo Motta, ele me mostrou que a música eletrônica ia muito mais além em sua origem no universo erudito das escolas Francesas e Alemãs.
O que eu conhecia até então, era a ponta de um iceberg mercadológico.
Em segundo lugar, conheci o grande colecionador de discos Roberto Barbosa.
Me mostrou em sua casa e nos programas de rádio que fazia, que o planeta terra inteiro era forrado de música de excelente qualidade e sofisticação, não apenas onde a imprensa queria que eu me focasse.
Que os estilos musicais eram muito mais amplos do que eu poderia imaginar.
Que haviam muito mais artistas geniais além da meia dúzia que eu tinha aprendido a venerar.
Sua coleção alcançava a marca de uns 9000 discos de vinil escolhidos à dedo que ele importava direto dos selos e chegavam semanalmente em caixas para ele.
Tive contato com obras maravilhosas de artistas que não queriam ser pop stars, mas artistas em sua essencia.
Descobri a " Música como Obra de Arte".
Nomes como Faust, Fred Frith, Chris Cutler, Henry Cow, Magma, Recommended Records, Formula 3, Le Orme, Plastic People of Universe, Can, Grobschnitt, Tangerine Dream, Pere Ubu, descortinaram muitos outros sucessivamente.
Esses acontecimentos, contatos pessoais e artísticos é que são a origem de minha paixão pela música eletrônica e por colecionar discos no suporte vinil.
Não é de longe saudosismo!
Embora os cds tenham mais capacidade de armazenar informação e geram uma reprodução sonora mais completa no espectro de frequências e apesar da limpeza de ruídos que não faz parte da música, eu sinto o vinil como uma experiência muito mais fascinante de se relacionar com a música.
Primeiro que vinil você não faz em casa, logo, você precisa comprar ou ganhar para ter.
Ter um vinil é ter uma cópia de uma obra de arte finita no mundo.
Existe tiragem e edição.
Além de ser um objeto degradável muito mais sensível.
Requer muito mais cuidado.
São como pérolas!
Dependendo do LP é um verdadeiro tesouro, uma mensagem numa garrafa que um dia aparece no mar de sua vida.
Muita música boa atual é lançada e muita realmente cult é relançada.
Esse tipo de LP vc pode encontrar em lojas.
Mas existem aqueles outros milhões, que ainda poucos, conhecem e que nunca foram relançados, ou as versões originais das pérolas que todos procuram.
Já esses te dão uma felicidade extra em ter e achar.
Os desse nível classe AA, são ainda mais fascinantes quando são encontrados em estado perfeito.
O melhor lugar no mundo para encontrar esse tipo de disco é no Japão.
Felizmente sou amigo do vendedor e pesquisador de discos mais incrível que já tive notícia, o Mestre Yupo.
Seu apelido de "Mestre" não é por acaso. Ele realmente entende e conhece uma quantidade gigantesca de música de qualidade em diversos estilos.
Ele viaja freqüentemente para Tokio em busca de tesouros sonoros.
Graças à ele, meu repertório aumenta a cada dia, e minha coleção também.
Você pode cruzar com ele nas feiras de vinil que acontecem em São Paulo.
Outra experiência gostosa é discotecar com vinis.
Um DJ que usa Bolachas para mostrar seu repertório não apenas mostra o que ele conhece, mas a sorte que ele teve, ou a pesquisa que ele faz.
Demonstra alguém que batalha e investe pra ter um repertório, e não apenas colhe aquilo de graça na internet.
Por esses motivos e por muitos outros ainda, que eu, como artista do som, a partir de agora darei prioridade em lançar o meu trabalho em LPs.
Por uma questão financeira serão tiragens pequenas, mas quem sabe um dia eles não serão pérolas para alguém?


Paulo Beto



Dois sets de Paulo Beto só tocando LPs:  





A YB music tem uma série de vinis lançados. Recém lançado Leo Cavalcanti, Bruno Moraes, Curumim,  Clube do Balanço, Tulipa Ruiz e Rodrigo Campos. 

Um comentário:

pb disse...

"2 anos que estudo minimalismo" foi uma frase engraçada que ouvi numa palestra uma vez, pq quem disse não tinha a menor noção do que era o Minimalismo na música. Ele estava confundindo com o sub-genero da música eletrônica chamado MINIMAL. Nesse caso, como eu mixei muita da MINIMAL WAVE, que é uma terceira coisa diferente, valeu a brincadeira.