sexta-feira, 1 de junho de 2012

You can skip this ad in...

O que deve ser o video mais espalhado ultimamente pela rede é um pedido de casamento super fofo e original. O noivo apaixonado convida a noiva surpresa para ouvir uma música no seu carro, e enquanto eles dão um passeio no bairro, amigos, parentes e vizinhos vão entrando ao longo da letra, coreografando superbacana a estória da música do Bruno Mars que a noiva vai ouvindo no seu fone. Assistindo, as moças choram. É super legal.
Bom; mas a não ser que o noivo tenha realmente 40 amigos, parentes e vizinhos minimamente talentosos e dedicados que puderam se encontar umas 3 vezes por semana durante um mês no mínimo para ensaios gerais de coreografia e harmonia, a coisa realmente se entrega: tem produção ali. É um comercial. E brilhante.
 Não é assinado, não mostra produto, não fala do produto. Onde está a marca? Na descrição do video subido no vimeo: o noivo pôs sua noiva num Honda CRV. Tá ali embaixo, centralizado embaixo da janela do player. Sem logo, sem color code, sem policy. Mas a mensagem tá lá: o carro do cara sensível, criativo, apaixonado, moderno, que tem dezenas de amigos legais e divertidos é um Honda CRV.
Pra que mais? Querer o que mais pra marca? Isso é conhecer demais da internet. É conhecer o que as pessoas gostam, viralizam, a operação da plataforma, o uso do player de video e do seu formato em si. Não sei quem fez, mas é genial.
O outro lado da corda são mídias on line forçando a barra (e aqui no Brasil está um terror) de empurrar comerciais televisivos antes de cada vídeo de youtube. Não que conteúdo publicitário não possa fazer parte da internet ou fazer o sensacional youtube gerar receita. Mas é uma ferramenta burra, é triste. É desconhecer o básico de navegação e dos navegadores, é colocar seu produto como o chado da estória, o empatador. É forçar o cara apertar o botão de skip com gosto, seria o equivalente de um unlike de Facebook, e merecido. Vamos torcer para que isso seja uma só uma de mídia que vai cair em desuso e as marcas se esforcem para trazer entretenimento divertido para a internet, que tem sido o berço dele.
 O pedido de casamento do Isaac:


 Um outro viral genial: o Ronaldinho mirou e acertou (?) de longe, quatro vezes o travessão?


Nike.

E uma sugestão: que tal colocarem um comercial muito interessante, pertinente e divertido DEPOIS do video de youtube que o cara assistiu? de brinde! Ele vai gostar.

Nenhum comentário: