segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Álbuns da YB nas listas de melhores de 2010

Neste ano, lançamos alguns dos álbuns que se destacaram na música nacional.

Nina Becker gravou os seus dois discos de estreia, Azul e Vermelho, na YB. Antes, a cantora era conhecida por fazer parte da banda Orquestra Imperial. Seus lançamentos foram eleitos por Alexandre Matias como um dos melhores discos nacionais de 2010. Nina também foi citada com o Vermelho pela lista da revista Rolling Stone como o nono melhor disco de 2010, e como o quinto pelo URBe. Guilherme Werneck, do O Estado de S.Paulo, também a citou entre uma das melhores do ano, assim como o blog Rock in Press.

Tulipa Ruiz também lançou pela primeira vez um cd, entitulado Efêmera, pelo nosso selo. A cantora paulista, que antes trabalhava com jornalismo e ilustração, foi um dos destaques da música em 2010, por aliar boas letras, sonoridade pop, leve e divertida. A revista Rolling Stone listou Efêmera como o melhor disco nacional de 2010, assim como o blog Trabalho Sujo e o el Cabong, do jornalista Luciano Matos. Tulipa também foi citada pelos pernambucanos do O Grito!, pelo URBe, pelo vastíssimo Eu Ovo! (que também fez um post elegendo o Sem Nostalgia, também da YB, como o “Disco Brasileiro mais importante da década”, feito pelo baiano Lucas Santtana) e pelo blog Notas Musicais, do jornalista Mauro Ferreira.
Até mesmo o Segundo Caderno do Globo, que costuma ter uma lista mais tradicional, destacou Efêmera como um dos melhores cds do ano. A Oi Novo Som também citou o cd de Tulipa como um dos melhores do ano.


Também estreiando, mas com uma sonoridade mais próxima do folk, a paulistana Juliana R., com cd homônimo, foi destaque na lista do Trabalho Sujo e do Rock in Press, que o descreveu como “singelo, simples e aconchegante”.


O disco Religar, também produzido pela YB, apresentou de modo mais contundente a música do paulistano Leo Cavalcanti, que já montava seu repertório desde 2007, quando tocava em festas na Vila Madalena. O cd foi citado pelo jornalista Guilherme Werneck entre os melhores álbuns do ano.




Atualizando: o Bloody Pop divulgou recentemente a sua lista de 50 melhores músicas brasileiras, e Às Vezes e Efêmera de Tulipa Ruiz foram destacadas, assim como Toc Toc e Ela Adora, de Nina Becker.

Já o blog paulistano Scream & Yell, que realiza uma super votação - nesse ano, com 95 pessoas que trabalham com cultura pop - elegeu o Azul, o Vermelho e o Efêmera entre os 25 melhores discos de 2010.

Nenhum comentário: