quarta-feira, 21 de março de 2018

The Song Machine

Quando o The Wall Street Journal escolhe um livro sobre songwriting como melhor livro de negócios do ano: The Song Machine: Inside the Hit Factory, de John Seabrock. Um relato do mundo e do esquema de trabalho dos criadores dos grandes hits pops da musica de hoje. Respostas a uma pergunta que volta e meia ouvimos por aí: como e aonde nasce um hit Top 40, desses que não param de tocar em todo lugar nas vozes de Rihana, Taylor Swift, The Weeknd ou Justin Timberlake e que movimentam bilhões nas gravadoras? Quem produz essa sonoridade "robopop" meticulosa,  sob medida tanto para a pista de dança como para programas de rádio e para fones de ouvido de meninas pré-adolescentes?  Os criadores dos blockbusters de cinema todos conhecem: os Spielbergs, Iñáritus e Camerons dos tapetes vermelhos. Mas na indústria da musica esses nomes, e seus processos de trabalho, são curiosamente desconhecidos (propositalmente?) do grande publico. Exemplo: o sueco Max Martin só perde como compositor de números 1 da Billboard para Paul McCartney e John Lennon. E sua influencia estética na musica e na cultura pop é praticamente sem paralelos hoje.
E o livro avança dos estúdios do K Pop aos corredores do Spotify numa leitura ótima, cheia de insights sobre uma musica (goste-se ou não) feita com precisão, pesquisa, talento e sob pressão para render muito dinheiro para muita gente.     

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