terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Layered tracks

Já ouviu uma layered track? Começaram a pipocar uploads de youtube, playlists e soundclouds do que literalmente se traduz por: faixa com sobreposição. Basicamente: uma música editada (em qualquer programa free tipo Garage Band) de modo que ela comece a tocar primeiro no canal esquerdo- e o canal direito comeca a tocar a mesma faixa, começando alguns compassos depois. Isso basicamente tem que se ouvir em fones de ouvido para funcionar.
Surgem versões layered de Arctic Monkeys, Katy Perry, Justin Bieber, Jay Z, artistas pops para público teen.
A primeira reação ao ouvir é a estranheza do caos controlado. Um certo esforço mental de sacar o que está acontecendo, o que deve ser mais fácil para teens uma geração multitask que tecla, joga, fala e ouve música ao mesmo tempo sem se incomodar com isso. Depois, vira um canone digital. Um re-edit da música feito sem se pensar muito. Na verdade, um truque rápido e efetivo, da linguagem de DJs.
Em algumas músicas, isso funciona melhor que em outras, claro. E claro também que isso é um modismo de nicho que  provavelmente não vai durar mais que meses. A questão não é estetica ou se é bom ou não. Mas fica uma bola levantada: é um tipo de música que foi feito para se ouvir em headphones,  chega-se a criar tags ou títulos de playlists com o 'listen with headphone"- o que todo mundo faz o tempo inteiro.
A música pop sempre se aproveitou  criativamente da separação estéreo e de fase  desde a psicodelia de Hendrix, Beatles e Who nos 60, experimentalismo nos 80, Trevor Horn. Claro que as mixes pops digitais de Timbaland, will i. am, ou no de dubstep e glitch exploram isso sabendo da forma final do seu consumo. Mas não de forma tão radical. No fundo, para quem trabalha com isso,  é inevitável sentir um "estalo" das possibilidades e de como temos trabalhado.
Essa primeira idéia de layered track é tosca mesmo, mas tem um  graça do D.I.Y do punk que é inevitável. Uma música feita por quem não sabe, sem pretensão, em equipamento do mais barato que existe, para consumo próprio quem quiser ouvir. Boas idéias surgem desses casos.
Então: Why'd You Only Call Me When You're High - layered. Ponha os fones.

Um comentário:

Desert Studio disse...

Sempre bom pegar mais informações de fontes diferentes! Devagar e sempre a gente chega la! Valeu!

http://desertstudio.com.br/vozes.php