quarta-feira, 29 de junho de 2011

do Cannes Lions 2011

Aqui, o Grand Prix do Cannes LIons deste ano, o Write The Future da Nike:



E o Leão de Ouro de Craft - que premia cinematografia e ítens técnicos como edição, trilha, direção, sound design:


Não devia ser o contrário? O Write The Future é uma ode ao futebol, épico, magistralmente realizado; mas para desavisados poderia até ser um filme de Adidas, é só trocar o logo do final e os personagens por Messi, Kaka e Xavi... Já o da Puma brinca com um conceito novo de atletas da noite, que cria uma identificação imediata com o público que quer atingir e não deixa dúvidas - é um filme legal pra caramba de Puma.

O Darth Vader podia ter levado o GP não? vc se identifica com o personagem, é uma fábula verídica, e o carrão VW que aparece no final não deixa duvida de que é um carrão. Uma nave. Que custa X ( o filme é um varejo praticamente!). E você quer assistir de novo e passar para a frente. Tudo o que um bom comercial tem que ter e ser:

E o filme de marca de manteiga que aparecia quando você estava na maior fome no meio da sessão de screening, em tela gigante e som a toda; dava vontade de sair correndo fazer um omelete na manteiga. muito bom:


O Festival mudou este ano. Clientes em peso, palestras, workshops, agências se pavoneando para os muitos clientes, clientes se pavoneando para as muitas novas agências e ferramentas que aumentem os likes de sua página de Facebook, tudo isso em uma agenda interminável de palestras e workshops, muitos com filas bem grandes. Isso deu um pouco de sono. Resultou por exemplo, que na agenda de dois dias inteiros do festival apareceu 1 hora de screening de filmes em cada um. Poxa , ver filme, comparar, fazer imersão, aprender com as coisas boas e tambem com as mediocridades do long list é uma das boas coisas do festival.
Vou tentar achar e posto mais tarde as boas obscuridades que vi por ali.
E essa mistura de mídias, plataformas e categorias acabou resultando também nos resultados e formatos de premiaçoes - o "fantasma" agora existe de verdade, é real. Será que isso é bom?



Nenhum comentário: