quinta-feira, 12 de novembro de 2009

i-noises


No meio da avalanches de aplicativos criados para o iphone, uma coisa ficou clara: a interface touch control, aliada à saída de fones de ouvido e rede wifi se tornou uma plataforma excelente para softwares de música. Tem de tudo, e pode se achar coisas interessantes ou utilíssimas, divertidas, e até workstations para manter produtores "sérios" ocupados por algumas horas
Do ótimo iSyn ja falamos antes neste blog. Alguns outros:
-O Shazam já é velho conhecido dos usuários; mas nunca é demais falar e lembrar desse app que pode ser uma revolucionária plataforma de divulgação e distribuição de música: você está num lugar qualquer, ouve algo que está tocando e quer saber do que se trata. Você põe o app para ouvir a faixa, ele escaneia alguns segundos dela e envia na hora para ser analisada por um imenso database. Em segundos chega o nome da faixa, o artista, informações sobre isso tudo e ainda te manda direto para a loja do itunes para você comprá-la se ela estiver disponível. Delícia né? E mesmo que você esteja em um lugar sem acesso a internet, ele deixa o scan da faixa armazenado e mais tarde quando houver conexão ele envia e te devolve a pesquisa.
- o TuneWiki: um player para seus mp3, como o ipod. Só que ele te dá as letras da faixa que está rolando, realtime. Das disponíveis, claro, mas tem quase tudo; e os usuários vão alimentando o banco de letras.
- o Dub Siren: um seletor de muitas rádios on line de dub e reggae. E também de dubstep, ragga, roots, reggaeton. Todas boas. A graça é que acompanha um mixer com delay, um sinth analógico básico e alguns efeitos, para você fazer suas próprias intervenções dub em cima das faixas que estiverem rolando. Em dois modos: Dub Mode e Dancehall Mode com suas sonoridades específicas . Descubra o selecta, o King Tubby que há em você.
-Bloom: concebido pelo mestre em música de aeroporto Brian Eno. Uma interface com cores lindas e repousantes, que você vai tocando, gerando sons e novas formas em cores que vão se somando e se repetindo. A princípio você se decepciona com a limitação de timbres e a sonoridade de (argghh!) música de relaxamento.. Mas você vai tocando, observando, encostando, trocando de moods e cores, tenta compor algo e aí você percebe que você ficou bem uma meia hora ali, quase que tocando sininhos budistas. Ou contemplando um lago numa planície chinesa. Bom... mais relaxado...Nao precisa conhecer música.
- Jasuto: um sinth modular onde você vai construindo o instrumento, com módulos de sinth subtrativa, aditiva, FM, PM, AM, multi efeitos, sequencer... E o legal é que ele usa uma interface onde cada módulo é um círculo, que vai se interligando a outros  e que você pode mudá-los de lugar alterando amplitudes, pan, modulações, etc.. Ideal para momentos em salas de espera onde você precisa urgentemente descarregar em composições de tecno experimental. Quando lançou, saiu isso tudo por 99 cents!
-o Beat Maker é um looper, estilo MPC, que você dispara por pads. Com um sequencer simples, alguns efeitos e alguns bancos de sons para você escolher. Ele diz que você pode carregar seus próprios loops e sons, mas isso não é muito user friendly . Os gráficos são ótimos. É o app mais caro desta lista. Mas rapidinho, com alguns loops sobrepostos e um pouco de efeito você ja tem um trip hopzinho rolando, seu próprio Massive Atack de bolso. Vai saber para que...

Nenhum comentário: