quarta-feira, 20 de maio de 2009

Live 8!

Foi lançada finalmente a versão 8 do Ableton Live. Para quem não conhece o Live, é um software que ampliou completamente as possibilidades de composição e de execução musical, misturou os formatos de sequencer, instrumento e audio workstation permitindo experiências sonoras em tempo real e o principal, sem peder o beat.
Com o Live 8 vieram mais plug ins, mais instrumentos, algumas mudanças operacionais bem vindas e outras bastante aguardadas, como os groove paterns. Que em resumo é uma ferramenta que permite que você toque o seu beat de bateria com o mesmo groove do Stevie Wonder por exemplo. E vice versa.
Agora o que faltava mesmo para soltar as amarras está para chegar `as lojas agora em junho: o controller APC 40 da Akai, que nada mais é que uma reprodução real da janela de sessão do Live. O que acontecia é que o Live permite tanta manipulação em tempo real que depender apenas do mouse ou de outro controlador genérico era restringir bastante as possibilidades de execução. Agora a coisa toda ficou bem mais intuitiva, gestual mesmo, que é como deveria ser um processo de criação... Na web já tem vários videos mostrando o Live com o APC 40, mas este mostra bem como a coisa pode ser divertida:

Nenhum comentário: