quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Melhor que game

Para os techno-heads: a Audio Realism acabou de lancar um brinquedo (brinquedo?) beeem interessante para o iphone: o Techno Box. No mesmo aplicativo, recriações de baterias eletrônicas históricas das decadas de 80 da Roland, as TR 808 e 909, mais um emulador do TB 303. A 808 para quem não conhece foi a principal ferramenta de produção no início do hip hop e eletro, e seu som é ouvido até hoje em produções de todos os tipos. E as batidas da 909, usadas em conjunto com os squicks e squecks eletrônicos do que era inicialmente para ser um acompanhamento eletrônico de cantores de churrascaria (mas que fracassou totalmente nessa sua vocação inicial, e foi cair por bom acaso nas mãos certas de djs e produtores da época dispostos a arriscar) - o baixo eletrônico TB 303, definiram o som de house na virada dos anos 90. E também todo mundo continuou a usar, de Daft Punk a Radiohead a Kanye West.
Sim, até hoje um bumbo bem acertado de uma 808 , um rim shot bem colocado de uma 909 são capazes de arrancar lágrimas de ouvintes em uma mix (pelo menos deste que vos escreve...)
No aplicativo, as três máquinas aparecem com recriações bem fiéis de seus sons originais, uns bons controllers de parâmetros e até um sequenciador para editar e salvar as suas obras musicais mais complexas;
Olha o demo:

Pronto; um fone de ouvido e pode vir espera de dentista, caos aéreo, Poupatempo, vistoria do Detran...
O aplicativo lembra muito o funcionamento do Rebirth, software da Propellerhead que tinha essa mesma formação das três máquinas recriadas virtualmente. Aliás o próprio Rebirth, descontinuado e substituído por versões mais completas está disponível para download grátis no próprio site da companhia.

Nenhum comentário: